segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Primeiros vôos


Antes de ir para a pista realizar seus primeiros vôos, tenha sempre me
mente todos os comandos que o aeromodelo realiza, treine os movimentos do
stick do rádio transmissor, e observe os movimentos que são emitido no
aeromodelo.
Quando se está dirigindo um carro, à aproximadamente 120 km/h e tem
que fazer uma ultrapassagem, o movimento que é feito na direção do automóvel
é muito pouca, não é? A mesma coisa aplicamos no controle remoto do
aeromodelo, uma pressão bem vagarosa e pouca.
Já observei aeromodelistas iniciantes que pegam o rádio transmissor na
mão e pilotam o aeromodelo “aos pulinhos” . Lembre-se que os comandos que
devem ser realizado para as manobras são leves, delicados e preciso. Nada de
dar puxões rápidos, isto só levará a um lugar, o chão!
Para que você não se assuste com o aeromodelo em vôo é preciso saber
para que serve cada função do rádio e onde ela irá atuar, e lembrar que o
aeromodelo responde a 1 milímetro exercido no stick do transmissor.
Quando o aeromodelo está indo, os comandos são os mesmos, quando o
aeromodelo está voltando para você os comandos serão invertidos. Para isto
tenho uma dica muito boa:
Em sua casa, pegue uma linha de aproximadamente 60 cm, e um
aviãozinho de papel e fixe-o no teto, ele com o vento não ficará parado, aí que
entra a ação. Pegue seu rádio transmissor e repita todos os movimentos que o
aviãozinho fizer. A princípio parece ser uma tarefa fácil, mas não é, e o
ensinará muito antes de voar um aeromodelo real.
Outra dica bastante útil precisará de um pouco de imaginação. Pegue seu
rádio transmissor e imagine o aeromodelo no ar e faça curvas para o lado, dê
looping, e terá uma noção ainda mais precisa de que este esporte necessita de
boa habilidade nos comandos, antes de voar.
Feito tudo isto, você já deve estar sabendo bem para que serve todos os
comandos do rádio, e quais os efeitos são provocados em seu aeromodelo.
Agora você terá que se adaptar, pois dependendo do clima o
aeromodelo responderá de forma diferenciada.
Um dia perfeito para aprender voar, é com bastante sol, e sem
nenhum vento, pois o aeromodelo responderá com exatidão.
Com vento você perceberá que o aeromodelo, irá balançar bastante, e
voará inclinado, não terá um vôo estável, as correções nos comandos
deverão ser feitas ininterruptamente e não irá auxilia-lo no aprendizado.
No início, você perceberá que o aeromodelo, estará voando para onde ele
quiser, e você estará somente fazendo correções no rádio transmissor
para que o aeromodelo faça um vôo estável. No decurso do
aprendizado você terá de dominar melhor seu aeromodelo, pois quem está
pilotando é você. Mentalize em sua mente o trajeto que gostaria que o
aeromodelo fizesse, e imagine uma linha à frente dele, e vá tentando leva-lo ao
caminho imaginário. Ter o controle total de seu aeromodelo no início será quase
impossível, mas vá praticando e logo terá o aeromodelo onde você determinar.
Faça curva para direita e para a esquerda, e vá memorizando o quanto é
preciso de força e ângulo no stick para poder realizar, e comece fazendo
possíveis correções nos trajetos imperfeitos. Dê passadas na pista a uma altura
sempre confiável, para que dê tempo de seu instrutor poder recuperar seu
aeromodelo em caso de erros.
Quanto estiver errando pouco, e conseguindo fazer o aeromodelo voar para
lugar, a altitude e velocidade que quiser, e usando todos os comandos do
rádio durante o vôo (profundor, leme, aileron e torque) você estará apto para tentar
a realizar suas primeiras decolagens. Este período chamará de período de
adaptação, e que deve ser de aproximadamente três meses sem o uso do
cabo trainer, e 1 mês com o cabo trainer, ou quando estiver bastante confiante
do vôo.

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