sábado, 18 de junho de 2016

O Primeiro Pouso


As primeiras aterrissagens (Pouso)

O pouso, e simplesmente a manobra mais difícil que existe
no aeromodelismo, raros são os pilotos, que conseguem fazer um
pouso macio e delicado. E quando o faz, arrancam aplausos de
todos os espectadores.
Falar que o pouso do aeromodelo é difícil, não basta,
precisamos saber os motivos que levam esta manobra ser
caracterizada como difícil.
A manobra de pouso consiste em três etapas
fundamentais, que são: aproximação, alinhamento com a pista e
aterrisagem propriamente dita. Mas muitos pilotos iniciantes, só
estão mesmo interessados em colocar o modelo no chão, e
esquecem de que o modelo está voando até mesmo quando
estiver com todos os trens de pouso no solo.


Aproximação

O aeromodelo está voando normalmente, sem nenhuma
direção, então você decide pousar. O primeiro passo é a
aproximação. Você terá que visualizar em sua mente a posição
em que a pista está posicionada, e a posição de possíveis
modelos rolando por ela.
Fique olhando para a transversal da pista, tendo o final e
começo da pista entre os seus braços direito e esquerdo. Voe com
o aeromodelo, na sua frente, a uma distância de aproximadamente
30 metros de distância de você e paralelo à pista, indo do final até
o começo da mesma. Quando o aeromodelo ultrapassar a pista,
deixe-o voar a uma distancia de 30 metros.
Após o aeromodelo, voando paralelo, ultrapassando a
pista, e atingindo 30 metros após o final da pista, comece a
realizar uma curva aberta bem lentamente, já com o motor quase
que totalmente reduzido de torque.
Você sentirá o aeromodelo, quando iniciado a curva, e com
o mínimo de torque, que o mesmo tenderá a descer. Deixe-o
descer, a aproximação não deve ser realizada com o aeromodelo
voando em linha reta, deve-se deixar ele descer o tempo todo,
uma descida calma e vagarosa.
Com a curva, o aeromodelo realizará uma “meia-lua” e
sempre descendo... Aí entrará a segunda faze da manobra que
será o alinhamento com a pista...



Alinhamento com a pista

Realizada a aproximação “Meia-lua”, inicie o alinhamento
com a pista... O aeromodelo estará fazendo a curva e descendo
vagarosamente.
Quando realizou a aproximação você estava transversal à
pista, com seus braços voltados para o início e fim da pista. Agora
com a segunda faze da manobra, você deverá mudar de posição,
olhando sempre para o aeromodelo, que neste momento estará
vindo em direção ao início da pista. (Cuidado que agora os
comando estarão invertidos, pois o aeromodelo está vindo em sua
direção. Quando você der o comando do stick do rádio para a
direita o aeromodelo irá virar para a esquerda e vice-versa).
Para realizar o alinhamento com a pista, mexa o mínimo
possível no rádio controle. Quanto menos os movimentos
realizados no rádio, melhor será o pouso do aeromodelo. Nesta
faze, caso tenha que corrigir a trajetória do aeromodelo inicie
novamente a tentativa de pouso, começando desde o início
(aproximação).


Para um melhor alinhamento com a pista, a curva deverá
ser aberta, fazendo o aeromodelo passar o alinhamento da pista,
assim, você terá apenas que aumentar o ângulo do stik para fazer
o aeromodelo ir fechando a curva, e automaticamente ir se
alinhando com a pista. (A “meia-lua” muito fechado, torna o
alinhamento mais precário, tendo que ser iniciada novamente a
manobra de pouso).
O aeromodelo já está alinhado com a pista, utilize os
ailerons para corrigir eventuais desvios... então partimos para a
próxima faze da manobra pouso, a aterrisagem propriamente
dita...
Aterrisagem


Na aterrisagem não podemos esquecer que o aeromodelo
ainda está voando, e qualquer movimento em falso faz com que o
mesmo se desvie de seu percurso.Muitas correções de percurso
nesta faze faz com que a aterrisagem seja uma catástrofe.
O aeromodelo neste instante está voando em sua direção,
em linha reta e descendo, lentamente, você deverá memorizar a
distância abaixo para que o aeromodelo se encaixe perfeitamente
com a pista. (Os dados abaixo são relacionados a um pouso sem
nenhum vento. Caso tenha vento, a tendência do aeromodelo é
frear, com o atrito do ar, e o torque do motor deverá ser um pouco
maior, para compensar. Mas estas noções serão aprendidas
melhor com a prática).
Distância de aproximadamente 10m de você, nesta faze
comece puxar o stik do rádio transmissor para trás (cabrar)
fazendo com que o aeromodelo levante o nariz. Fique tranqüilo
que nesta faze o aeromodelo estará voando a uma baixa
velocidade e não terá força para decolar, vá puxando o stik para
trás (cabrando) vagarosamente, e continuadamente, até o
aeromodelo encostar os trens de pouso na pista por completo.
Quando o aeromodelo tocar todos os trens de pouso na
pista, o stik do comando de cabrar, deve estar quase que
totalmente para trás. Não prolongue o vôo do aeromodelo por
muito tempo, pois ele poderá perder a sustentação.
Quando se puxa o stik do rádio transmissor para trás, a
baixa velocidade, o aeromodelo tenderá a elevar o bico, e frear.
Não realize curvas para os lados na hora do pouso, com baixa
velocidade, pois o aeromodelo estará com pouca sustentação, e
uma simples inclinada para um dos lados resulta em toda perda de
sua sustentação imediatamente o que chamamos de “stoll”.
Efetuado o primeiro pouso solo, fique feliz, e tenha certeza de que
você conseguiu a manobra mais difícil de ser realizada no
aeromodelismo, treine bastante esta manobra, e fique ciente de
que em aterrisagens ocorrem muito, pequenos acidentes, não
desanime, e tente novamente, e tenha certeza de que a prática faz
a perfeição.







Nenhum comentário:

Postar um comentário